sábado, 12 de junho de 2010

ALGUMAS DICAS PRÁTICAS SOBRE COMO CUIDAR BEM DE UM CÃO

Muitas pessoas cuidam de cães, mas poucas cuidam BEM dos cães.
Nosso intuito aqui é dar algumas dicas práticas sobre como cuidar BEM de um cão.


INTELIGÊNCIA E SENTIMENTOS

Cuidar BEM de um cão implica em, primeiramente, despir-se daquela idéia de que um cachorro é somente um cachorro e deve ser tratado como tal. Para princípio de conversa, cachorros são EXTREMAMENTE INTELIGENTES, OBSERVADORES E PERSPICAZES.
.
É muito difícil enganar um cachorro com o qual se convive, porque eles aprendem a "ler" as nossas intenções e a premeditar as suas ações. Qualquer pessoa que realmente convive com um cachorro deveria prestar atenção a este fato. E a conclusão que se pode tirar disto é uma só: cachorros, além de inteligência aguçada, têm SENTIMENTOS.
.
Eles ficam magoados quando são traídos, ficam tristes quando apanham, ficam felizes quando recebem carinho, ficam desconfiados quando vêem alguma coisa estranha, ficam furiosos quando alguém tenta atacar o seu dono.
.
Portanto, para começo de conversa, convença-se de que CACHORROS TÊM SENTIMENTOS E INTELIGÊNCIA MUITO ACIMA DA MÉDIA.
Respeite os seus sentimentos e a sua inteligência!
.
.
FRIO, CALOR E DOR
.
Se você estiver convencido de que cachorros têm sentimentos e inteligência, é evidente que vai concordar que eles também sentem FRIO, CALOR E DOR, embora em níveis um pouco diferente dos nossos.
.
Portanto, não deixe seu cachorro dormindo ao relento, no vento, na chuva, sem sequer um tapete ou um pano para protegê-lo. Principalmente no inverno, ELE SENTE FRIO!!! Arranje uma casinha, forre com um tapete e coloque alguns panos quentinhos lá dentro. Eles gostam de fazer um "ninho" com os panos, e se aquecem com isso. Quanto mais curto for o pelo do cachorro, mais frio ele sente.
.
Da mesma forma, não deixe seu cachorro no sol sem opção de ir para a sombra. Não coloque a sua casinha diretamente no sol de verão. ELE SENTE CALOR!!! Quanto maior o cachorro, mais calor ele sentirá. Cachorros grandes podem ter, inclusive, quedas de pressão e desmaios quando estiver muito calor. Não brinque ou corra, nem leve seu cachorro para fazer exercício extenuantes em pleno calor de verão. ELE PODE DESMAIAR.
.
Cachorros têm uma tolerância muito maior do que a nossa para a dor. Assim, se você ouvir um cachorro ganir de dor, tenha certeza de que está doendo MUITO. Para um cachorro ganir de dor, a dor que ele está sentindo é tanta que um ser humano não aguentaria sem desmaiar. Portanto, respeite e esteja alerta aos sinais de DOR de seu cachorro.
.
Ao mesmo tempo, não faça nada que possa trazer dor ao seu cão, porque ele só reclamará quando não aguentar mais. Coleiras muito apertadas, unhas cortadas muito rentes, feridas abertas; tudo isso causa dor. TRATE O SEU CACHORRO COMO TRATARIA A SI MESMO!
.