quinta-feira, 24 de junho de 2010

CONTINUAÇÃO: Dicas Práticas sobre como cuidar bem de um cão

.
FOME E SEDE

Não há nada pior neste mundo do que sentir fome ou sede. Alimente o seu cão corretamente:
a) filhotes até 8 meses devem ser alimentados 4 vezes por dia;
b) acima de 8 meses, passe para 2 vezes por dia.

Nunca dê menos de 2 refeições por dia para o seu cão.

Cães que comem uma única vez ao dia, ou menos do que isso, ficam agressivos, fracos, sujeitos a doenças e com graves problemas intestinais. É MENTIRA A CRENÇA DE QUE CACHORROS MAL ALIMENTADOS CUIDAM MELHOR DA CASA. Eles entram na fase de desespero e atacam tudo que possa representar comida, inclusive os donos.

Da mesma forma, cachorros com sede ficam com problemas renais graves. Cachorros (assim como todos os animais, inclusive nós) adoram água limpa. Só em último caso, eles tomam água suja. Portanto, mantenha uma vasilha grande e com água sempre limpa para o seu cão. Troque a água várias vezes ao dia, mesmo que ele pareça limpa.

COMIDA QUENTE OU GELADA

Comida muito quente causa diarréia nos cachorros e comida gelada causa dor de estômago. A comida deles deve estar praticamente na temperatura ambiente.

SAL E TEMPEROS

Sal e temperos são verdadeiros venenos para os cachorros. Cachorros não devem comer comida de gente, eles devem comer ração pura ou comida especialmente preparada para eles (sem sal nem tempero) ou uma mistura das duas.

As rações já têm a quantidade de sal necessária para o bom funcionamento do organismo canino.

Alimentação com excesso de sal e temperos causa queda de pêlos. Um cachorro normal só perde pêlo, em grande quantidade, no final do inverno e início do verão. Qualquer outra grande perda de pêlo pode indicar que a alimentação está incorreta.